Resex Renascer

הצטרפ.ה ב:יוני 18, 2019 פעילות אחרונה: ספט' 23, 2020 iNaturalist

Sou Paulo Jasiel Castigio Varalda. Mestre em Ciências Sociais pela UFSCar e um apaixonado pela Amazônia.

Em 2017, participei do Curso de Capacitação dos indicadores globais do Programa de Monitoramento in situ da biodiversidade (ambientes florestais) promovido a partir de uma parceira do icmbio/comob. Desde então, atuo como ponto focal do Monitoramento na Reserva Extrativista Renascer, criada em 05 de junho de 2009 que localiza-se no Município de Prainha, Pará.

O Monitoramento terrestre dessa unidade de conservação, teve início e foi consolidado em 2018. Foram abertas três trilhas de 5 km cada e foi realizado o monitoramento de 4 bioindicadores: Aves e Mamíferos, Plantas lenhosas e borboletas frugívoras. Em 2019, no mês de julho, teve início a continuidade do monitoramento da resex renascer com a realização da primeira expedição para captura e registro de borboletas frugívoras (01 a 09) e coletamos 323 indivíduos que foram os primeiros a serem inseridos aqui na base do inaturalist.

Uma pessoa que vem colaborando muito com a Gestão da Resex Renascer em relação ao Monitoramento da Biodiversidade, fornecendo todo o tipo de auxílio é o Dr. Marcio Uehara Prado, que por inúmeras vezes nos auxiliou com dúvidas sobre toda a metodologia e procedimentos para a captura e registro das borboletas frugívoras. Marcio também contribuiu com a identificação das espécies de borboletas coletadas em 2018 e 2019. Pela ajuda gratuita e sem preço, nossa gratidão!

צפייה בהכל