Faltam 6 DIAS

Car@s INATURALISTAS,
aproveitem o fim-de semana para o esquenta.
Temos vários temas a serem explorados. Escolha os seus preferidos e teste.
1) Explore "o seu quadrado", ou seja, A SUA CASA: Tente encontrar 10 ou + organismos entre flores, plantas, formigas, borboletas, ervas daninhas, gramíneas, aranhas, lagartixa, etc..

2) Explore O SEU JARDIM: registre pelo menos 20 a 30 organismos, entre flores, inclusive flores de ervas daninhas, tipos de grama (com sementes), frutos, sementes, borboletas, abelhas, besouros, vespas, outros insetos, caramujos, lesmas, centopeias, lagartos, lagartixas, aves, sapinhos, etc.

3) Se prepare para a NOITE DA OBSERVAÇÃO DE MARIPOSAS, sábado dia 26 (em todo o hemisfério Sul): busque lâmpadas que atraem insetos anoite. Se quiser, pegue um lençol branco amarre debaixo de uma árvore (na vertical), e jogue uma forte fonte de luz nele, que deverão vir mariposas e insetos que se encontram na redondeza. em áreas urbanas menos que em áreas próximas a áreas verdes. É BOM FAZER O TESTE DO LENÇOL HOJE OU AMANHÃ, para verificar se o local e a estratégia de iluminação foi bem escolhida. Caso tenha sido fraca a atração de insetos, tem como mudar de local....

4) Domingo pela manhã é a hora da OBSERVAÇÃO DE AVES. Em razão da pandemia vá em duplas ou grupos pequeno nos municípios onde a visitação é permitida.
Ao registra as aves em foto ou som, tente identificar as árvores e plantas onde elas se encontram e/ou usam. Para a identificação de plantas, são necessárias 3 a 5 fotos:
a) planta toda, b) tipo de folhas, c e d) flor, fruta ou semente e e) em árvores o formato do tronco.

  • Observação DE FLORES E FRUTOS NATIVOS. Pesquise no esquenta, quais as flores e frutos que ocorrem em fim de setembro em sua região. Vá a parques e Unidades de conservação, em duplas ou grupos pequenos e além das flores, frutos e sementes, registre também os VISITANTES (insetos, répteis e aves) que se alimentam e/ou são polinizadores e dispersores de sementes. Descubra interações ecológicas muito interessantes e importantes.

5) Observação de ORGANISMOS AQUÁTICOS/MARGINAIS. Quem gosta de canoar, velejar, fazer esportes aquáticos, ir a praias de rios, lagos ou mar, mergulhar, pescar, tire um dia para registrar plantas e animais nas margens, e se puder realizar observações sub-aquáticas. Opcionalmente, visite ambientes alagados em rios, lagos e lagoas, manguezais, etc. registre a bidodiversidade destes ambientes, sem necessidade de mergulhar.

6) Observação de MORCEGOS. Se você gosta de morcegos teremos a noite da observação de morcegos na sexta, 25.

A instalação de comedouros para aves ou morcegos, pode ser feita para o evento. O ideal é começar hoje, para os animais se acostumarem com a localização da comida, sempre voltando. Isto leva de alguns dias a uma semana. Então comece hoje.
Hoje é o DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA, Peque uma garrafa PET de 2 litros ou maior e construa comedouros temporários:
a) fure a tampa e coloque uma corda.
b) corte uma abertura na lateral por onde um passarinho consiga entrar. Deixe uma bordinha de 3 a 5 milímetros no fundo.
c) passe um graveto para servir de poleiro e está pronto o comedouro para sementes pequena, ou grandes, pedaços de frutas, ou até mesmo, para bebedouro ou banho. (para piscinas, aumente a borda inferior para 1 cm.

Bem, são muitas opções.

Assim, além da observação EM SUA CASA ou EM SEU JARDIM (no seu quadrado) que podem ter registros de sexta a segunda, ou seja todos os dias, escolha mais UM a DOIS temas para fazer durante 1 a 3 horas observações no fim-de semana.

BORA FOTOGRAFAR A BIODIVERSIDADE.
Organizadores Nacionais!

פורסם על-ידי ericfischerrempe ericfischerrempe, ספטמבר 19, 2020 01:20 אחה"צ

תגובות

לא קיימות הערות בינתיים

הוספת תגובה

כניסה או הרשמה להוספת הערות