יומן של Esquenta do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020: Brasil-Geral

ספטמבר 22, 2020

4 DIAS DE RECONCILIAÇÃO COM A NATUREZA

Adaptado de Bianca Darski (https://greatsouthernbiobl.wixsite.com/website/post/dias-de-reconcilia%C3%A7%C3%A3o-com-a-natureza)

Amigos e amigas,
temos um chamamento positivo para o levantamento da biodiversidade que será realizado durante o Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020, de 25 a 28 de setembro de 2020.

Para cuidar de algo é necessário conhecê-lo!
O Inaturalist é uma plataforma de ciência cidadã que objetiva registrar a biodiversidade do nosso planeta. Recentemente chegou-se a 50 milhões de observações, o que é um feito magnífico. A América Latina e o Brasil estão começando a participar cada vez mais.

Neste ano de 2020 estamos lidando com intensos desastres ambientais e sociais. Além da pandemia por conta da COVID 19, que mudou completamente os hábitos de pessoas no mundo inteiro, há ainda as consequências de tempestades, ciclones, furacões, enchentes, estiagens, desmatamentos e incêndios.

Impossível não se comover com os incêndios que ocorreram e estão ocorrendo em florestas, pradarias e savanas em diferentes partes do mundo, como na Austrália, Brasil, Bolívia, Rússia, Estados Unidos, Indonésia e região da África tropical*. Ainda mais para quem se interessa, estuda, pesquisa, ama, trabalha com a natureza.

Ao invés de criticar e reclamar, estamos convidado as pessoas a agirem, a mostrarem que temos vida nativa, animais, e plantas que sobrevivem em nossos Municípios e que tem cada um sua importância ecológica.
Por isto é importante não só registrar uma planta ou animal, mas também registrar as inter-relações entre eles. Este deve ser o desafio, o diferencial deste Bioblitz.

  • Ao observar uma ave se alimentando de uma fruta, registre ambos,
  • Ao observar uma abelha sugando néctar em uma flor, também registre ambos.
  • Isto vale para o peixe no bico de uma garça, para a aranha que capturou uma mosca, o fungo que está decompondo uma árvore.
  • Nem sempre será possível, mas onde for possível, não deixe de fazer ambas as observações.

A equipe organizadora da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul não está indiferente ao momento atual. Pelo contrário, acreditamos que a educação e o compartilhamento de ideias e conhecimento é parte fundamental para manter a saúde mental das pessoas.
Somos tod@s voluntári@s na tarefa de organizar, divulgar e engajar pessoas de diferentes países do Hemisfério Sul e de diferentes estados do Brasil neste grande evento de ciência cidadã.

É normal se sentir triste e com uma sensação de impotência frente às notícias que vemos dia-a-dia.
O que estamos propondo é uma pausa. Um respiro de alívio. Um tempo para a contemplação da natureza ao nosso redor. Um momento breve para apreciarmos a rede da vida a qual estamos conectad@s.

Acreditamos na ciência, na educação e nas pessoas. E as pessoas boas são a maioria.

O nosso convite é esse: PARTICIPE!
Chame também amigos, amigas, conhecidos, filhos, filhas, pais, avós, enfim, outras pessoas a aderirem a esta esta nobre causa do RECONCILIAMENTO COM A NATUREZA!

פורסם ב ספטמבר 22, 2020 03:56 לפנה"צ על־ידי ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comments | הוספת תגובה

ספטמבר 21, 2020

Agora faltam 4 dias para a Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020

Este final de semana foi de esquenta.
O esquenta já tem quase 2000 observações e 730 espécies identificadas.
Muito bom, vamos esquentando os celulares, tablets e máquinas.

No sábado estendi um pano branco e joguei uma luz branca "quente" aqui na quadra, perto de casa. Foi um fracasso, quase não vieram insetos. Até pensei que a luz estava errada.
No domingo, mudei de local, fui para uma mata de galeria junto a um condomínio de casas, ao lado da REBIO Contagem. Tinha que ter energia elétrica próximo e com uma longa extensão foi outra coisa.
Não apareceram muitíssimos insetos, pois estamos no final da seca e a natureza está a espera das primeiras chuvas, que devem cair esta semana antes do início do Bioblitz.

Bem, é hora de planejar as ações na sexta, sábado, domingo e segunda.

SEXTA-FEIRA 25 :
Aproveite para EXPLORAR A SUA CASA, SEU QUINTAL, SEU QUARTEIRÃO/SUA QUADRA, e/ou tirar fotos da janela. Tente registrar pelo menos 10 a 20 organismos diferentes entre plantas e animais.
Na sexta a NOITE DE OBSERVAÇÃO DE MORCEGOS, que se dirige a quem já tem experiência em observar morcegos. Conseguimos a adesão de muitos amantes de morcegos de todo o Brasil. São animais dóceis e que tem uma importância ecológica muito importante na polinização de flores, disseminação de sementes e controle de insetos.

SABADO E DOMINGO 26 e 27:
Reserve algumas horas no sábado e ou no domingo para explorar parques, áreas rurais, ambientes naturais (se for permitido em seu município) em duplas com máscara e com afastamento.

Importante: animais revolvem latas de lixo e comem alimentos jogados na mata, podendo ser contaminados com o Sara-Cov-2. Especialmente mamíferos podem contrair. Traga todo seu lixo com resíduos de alimentos de toda espécie para casa. Proteja-se e também proteja os animais.

reservando um a dois períodos ou também sem alterar sua rotina, você pode registrar animais e plantas onde você estiver no fim de semana. Em casa, nos avós, na casa/sítio de amigos/parentes, na feira, no clube, na praia, na pescaria, na caminhada, enfim há mil e uma possibilidades.
Aproveite-as e observe/registre animais e plantas.
Não esqueça de também (todos os 4 dias) registros em casa, no jardim, enfim onde você estivar.
Tanto de manhã, ao meio dia, de tarde, como a noite.
Você pode e deve registrar tudo, mas em geral fica mais interessante se você definir temas prioritários, como:

  • Observação de Flores da primavera e dos visitantes de flores, os polinizadores ou animais que se alimentam delas.
  • Observação de Frutos/sementes da primavera e dos visitantes, que se alimentam deles, e em muitos casos auxiliam e/ou são fundamentais na disseminação de sementes.
  • Observação de plantas epífitas, como Bromélias e orquídeas nativas. Apesar de lindas não buscamos as orquídeas compradas/criadas, mas as nativas.
  • Observação de aves e das plantas que elas visitam e utilizam.
  • Observação de borboletas ou de abelhas e das plantas que elas visitam e utilizam.
  • Observação de fungos e liquens, e se pertinente, das plantas onde foram encontradas.
  • Observação de ambientes especiais, como margens de lagos e rios, praias, lagoas, ilhas, manguezais, alagados.
  • Observações subaquáticas, tanto no mar como em água doce.
  • Observações com drone, de ultraleve, etc.

SÁBADO - NOITE DAS MARIPOSAS. Busque lâmpadas e refletores que costumam atrair insetos a noite. Aqui em Brasília identifiquei dois prédios com lâmpadas antigas, que atraem muitos insetos.
Você também pode estender um lençol branco e jogar uma luz branca forte sobre ele, logo ao escurecer e registre/fotografe as mariposas e insetos que serão atraídos. Mantenha a distância entre as pessoas, se necessário organize uma fila para tirar fotos.

SEGUNDA 28:
É o dia da finalização. Aquilo que não deu para fazer, eventualmente ainda pode ser feito. Repita o lençol para atração de mariposas, ou a noite dos morcegos, etc.
Crie uma meta. Chegue a 10, 50, 100 ou mais observações no Bioblitz.

Bem, importante é ir esquentando nestes quatro dias que faltam.
Com treino bem feito, a participação no evento será muito melhor!

Quem ainda não sabe inserir 2, 3 ou mais fotografias em uma observação busque ajuda. pode me mandar uma MENSAGEM. É muito fácil. ao lado esquerdo da pequena imagem que você acabou de registrar, tem um ícone com um "+" significa : tirar outra fotos, incluir outro arquivo de imagem, gravar um som ou incluir um arquivos de som.

Coordenação do Projeto Esquenta Brasil-Geral

פורסם ב ספטמבר 21, 2020 06:50 לפנה"צ על־ידי ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comments | הוספת תגובה

ספטמבר 19, 2020

Faltam 6 DIAS

Car@s INATURALISTAS,
aproveitem o fim-de semana para o esquenta.
Temos vários temas a serem explorados. Escolha os seus preferidos e teste.
1) Explore "o seu quadrado", ou seja, A SUA CASA: Tente encontrar 10 ou + organismos entre flores, plantas, formigas, borboletas, ervas daninhas, gramíneas, aranhas, lagartixa, etc..

2) Explore O SEU JARDIM: registre pelo menos 20 a 30 organismos, entre flores, inclusive flores de ervas daninhas, tipos de grama (com sementes), frutos, sementes, borboletas, abelhas, besouros, vespas, outros insetos, caramujos, lesmas, centopeias, lagartos, lagartixas, aves, sapinhos, etc.

3) Se prepare para a NOITE DA OBSERVAÇÃO DE MARIPOSAS, sábado dia 26 (em todo o hemisfério Sul): busque lâmpadas que atraem insetos anoite. Se quiser, pegue um lençol branco amarre debaixo de uma árvore (na vertical), e jogue uma forte fonte de luz nele, que deverão vir mariposas e insetos que se encontram na redondeza. em áreas urbanas menos que em áreas próximas a áreas verdes. É BOM FAZER O TESTE DO LENÇOL HOJE OU AMANHÃ, para verificar se o local e a estratégia de iluminação foi bem escolhida. Caso tenha sido fraca a atração de insetos, tem como mudar de local....

4) Domingo pela manhã é a hora da OBSERVAÇÃO DE AVES. Em razão da pandemia vá em duplas ou grupos pequeno nos municípios onde a visitação é permitida.
Ao registra as aves em foto ou som, tente identificar as árvores e plantas onde elas se encontram e/ou usam. Para a identificação de plantas, são necessárias 3 a 5 fotos:
a) planta toda, b) tipo de folhas, c e d) flor, fruta ou semente e e) em árvores o formato do tronco.

  • Observação DE FLORES E FRUTOS NATIVOS. Pesquise no esquenta, quais as flores e frutos que ocorrem em fim de setembro em sua região. Vá a parques e Unidades de conservação, em duplas ou grupos pequenos e além das flores, frutos e sementes, registre também os VISITANTES (insetos, répteis e aves) que se alimentam e/ou são polinizadores e dispersores de sementes. Descubra interações ecológicas muito interessantes e importantes.

5) Observação de ORGANISMOS AQUÁTICOS/MARGINAIS. Quem gosta de canoar, velejar, fazer esportes aquáticos, ir a praias de rios, lagos ou mar, mergulhar, pescar, tire um dia para registrar plantas e animais nas margens, e se puder realizar observações sub-aquáticas. Opcionalmente, visite ambientes alagados em rios, lagos e lagoas, manguezais, etc. registre a bidodiversidade destes ambientes, sem necessidade de mergulhar.

6) Observação de MORCEGOS. Se você gosta de morcegos teremos a noite da observação de morcegos na sexta, 25.

A instalação de comedouros para aves ou morcegos, pode ser feita para o evento. O ideal é começar hoje, para os animais se acostumarem com a localização da comida, sempre voltando. Isto leva de alguns dias a uma semana. Então comece hoje.
Hoje é o DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA, Peque uma garrafa PET de 2 litros ou maior e construa comedouros temporários:
a) fure a tampa e coloque uma corda.
b) corte uma abertura na lateral por onde um passarinho consiga entrar. Deixe uma bordinha de 3 a 5 milímetros no fundo.
c) passe um graveto para servir de poleiro e está pronto o comedouro para sementes pequena, ou grandes, pedaços de frutas, ou até mesmo, para bebedouro ou banho. (para piscinas, aumente a borda inferior para 1 cm.

Bem, são muitas opções.

Assim, além da observação EM SUA CASA ou EM SEU JARDIM (no seu quadrado) que podem ter registros de sexta a segunda, ou seja todos os dias, escolha mais UM a DOIS temas para fazer durante 1 a 3 horas observações no fim-de semana.

BORA FOTOGRAFAR A BIODIVERSIDADE.
Organizadores Nacionais!

פורסם ב ספטמבר 19, 2020 01:20 אחה"צ על־ידי ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comments | הוספת תגובה

ספטמבר 17, 2020

Faltam 8 dias para o Grande Bioblitz do Hemisfério Sul 2020: Brasil-Geral

Caras e caros Inaturalistas,
Faltam 8 dias para início do Bioblitz.
Reserve por dia 15 minutos para fazer observações em sua casa, no jardim, na quadra, no quarteirão, etc. mais 15 minutos para ver mensagens e sugestões de identificação no inaturalist.

Aproveite o último fim de semana antes do evento para fazer alguns testes em trilhas e parques, se isto for permitido em sua região.

Seguem algumas sugestões para atividades em casa no jardim, ou seja sem ter que ficar caminhando por parques e Unidades de conservação:

1) Mapeie em sua casa, no jardim ou no parque próximo as plantas e animais que você sabe onde ficam, em especial aquelas para as quais se chegou a uma identificação. Prepare um roteiro, para ir repetindo uma a uma as observações, aproveitando para registrar novas espécies. Busque gramíneas, ervas daninhas, florzinha, flores, frutinhas, frutos, plantas arbustos e árvores, assim como, aranhas, insetos, lagartos e lagartixas, aves, e tudo que for se apresentando a você;

2) Identifique plantas, flores, sementes e frutos que atraem insetos, aves ou outros animais. locais para banho também são interessantes. Faça listas de plantas que florescem e frutificam agora e são atrativas de diferentes animais.

3) Instale comedouros e bebedouros para aves e abasteça-os por uma semana.
Assim, as aves se acostumam, você já identifica a maioria durante o esquenta e elas estarão desfilando para você durante o BioBlitz.
Após o Bioblitz desmonte os comedouros e bebedouros, para evitar uma dependência das aves.
Mas se você estiver perto de uma área incendiada, deve manter (e talvez ampliar) os comedouros e bebedouros, buscando variar as frutas e sementes, até que a natureza volte a fornecer alimentos suficientes.

4) Peque um lençol branco, e procure um local para estendê-lo entre árvores. Jogue uma forte fonte luminosa para atrair mariposas e insetos. Lembre-se que sugerimos participar da NOITE DAS MARIPOSAS no sábado, dia 26 de setembro a noite. É muito legal participar com a família e amigos de seu convívio diários, sem formar grupos grandes.

Convide pelo menos 1 a 2 amigos por dia, ou seja, 10 a 15 amigos a participarem do Grande Bioblitz do Hemisfério Sul 2020.

Não esqueça de divulgar o evento no Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegrama, por e-mail, etc...
Você deve fazer o "corpo a corpo virtual" e se tiver chance também o "presencial".
Neste último com máscaras, álcool e distanciamento seguro.

E se você tem dúvidas, não sabe ainda fazer observações com duas ou mais imagens ou sons, vá ao WhatsApp do grupo e pergunte. Meu celular é 61 9 8158-3754.
Vamos interagir e trocar experiências e ideias. Publique fotos e sons interessantes no WhatsApp e no Inaturalist.

Bora fazer registros!
Organização do Projeto Esquenta e do Projeto Brasil-Geral

פורסם ב ספטמבר 17, 2020 08:04 אחה"צ על־ידי ericfischerrempe ericfischerrempe | 2 comments | הוספת תגובה

ספטמבר 16, 2020

Bom dia membros do Projeto Brasil-Geral!

Faltam 10 dias para início da fase de observações do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul 2020, cuja fase de observações ocorrerá de 25 a 28 de setembro de 2020 (sexta, sábado, domingo e segunda).

Desta vez o Brasil estará bem representado. Já temos 16 cidades/regiões participando, havendo uma inovação, o projeto BRASIL-GERAL, que permite aos inaturalistas de todo o Brasil, mesmo fora das cidades/regiões participarem. Mas é preciso se inscrever como MEMBRO.
https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-brasil-umbrella

A vantagem de também se inscrever do projeto de sua região/município/cidade é poder receber notícias (com esta que você está lendo agora) sobre a programação local.

O ESQUENTA está mobilizando muita gente, já temos quase mil observações em setembro de 2020 dos membros inscritos. Isto é MARAVILHOSO. Porém é necessário conseguir MAIS PARTICIPANTES.
Neste momento temos duas frentes de divulgação:
1) Membros ativos do Inaturalist, como vocês, que já conhecem o INAT e só precisam entrar e realizar observações e sugerir identificações;
2) Novos membros, que não conhecem o inaturalist e que devem testar o portal e o aplicativo nestes 10 dias, para que na fase de observações consigam realizar mais de 10 observações por dia ou 50 observações nos quatro dias.
Aqui usamos, Inatagram, Facebook, WhatsApp, Tweeter, e-mails, telefonemas, contato direto (corpo-a-corpo virtual) etc..
Convide pais, filho(a)s, cônjuges, companheiro(a)s, parceiro(a)s, amigo(a)s, vizinho(a)s, coleg@s, enfim, diferentes pessoas a participarem.

IMPORTANTE: Se for permitido em sua região, e você puder ir a parques, unidades de conservação e áreas verdes, vá em duplas ou em pequenos grupos com pessoas de seu convívio diário, tomando todas as medidas de segurança, como máscara, álcool gel, sabão, sacos plásticos para máscaras e lixo, protetor solar, boné, vestimenta e calçados apropriados, repelente, muita água e um lanche.
Bora divulgar e esquentar!
Projetos no Brasil

פורסם ב ספטמבר 16, 2020 01:16 אחה"צ על־ידי ericfischerrempe ericfischerrempe | 0 comments | הוספת תגובה

ארכיונים